Latest News

22 November 2023, Cape Town, South Africa The Partners and Supporters of the All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance (AAORIA), recognizing the urgency to act and the need to focus...
The All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance Forum, co-organised by the South African Department of Science and Innovation (DSI) and the Directorate-General for Research and Innovation of the European Commission...
After a dedicated 18-month period of conception, implementation, and enhancement, the inaugural e-book of the All-Atlantic Blue Schools Network (AA-BSN) has been launched! Looking back to 2020, the All-Atlantic Blue...
In a world where challenges and opportunities span across continents and oceans, international cooperation has become a driving force behind impactful solutions. The All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance (AAORIA)...
Atlantic news from Brazil

Atlantic news from Brazil

[In Portuguese]

O Programa Ciência no Mar do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI) tem por intuito promover a gestão do conhecimento para o uso e exploração sustentável dos recursos do mar. O programa se insere no contexto da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pelas Nações Unidas para o período entre os anos de 2021 a 2030, que busca construir uma base científica de apoio às ações de gerenciamento sustentável do Oceano executadas por diversos países.

A Década do Oceano surge da necessidade de se atuar em prol da saúde oceânica. Tal atuação, por meio de cooperação internacional, busca incentivar a pesquisa científica e as inovações tecnológicas voltadas para a limpeza, segurança e sustentabilidade do Oceano.

A Década do Oceano no Brasil

No Brasil, o MCTI, representante científico na Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), da UNESCO, promove uma série de atividades para o alcance dos resultados da Década. Em novembro de 2019, co-organizou a Oficina Regional de Planejamento do Atlântico Sul . Em 2020, realiza a preparação do Brasil para a Década do Oceano com atividades nacionais, subnacionais e a construção dos instrumentos de gestão das ações nacionais.

A organização e coordenação da Década está fundada no engajamento e na parceria. Esta Década será para todos: cientistas, organizações intergovernamentais e não governamentais, nações e indivíduos, institutos de pesquisa, profissionais e setor privado, povos indígenas e detentores de conhecimentos tradicionais, educadores e estudantes, para recreação e lazer, usuários esportivos do oceano, artistas e muitos outros.

Eventos no Brasil

A concepção deste Plano Nacional será realizada de forma colaborativa e participativa. Para mobilizar, engajar e ouvir os diferentes setores da sociedade das diferentes regiões do Brasil uma série de eventos terão lugar no segundo semestre de 2020.

Ocorrido em 19 de agosto de 2020, o “Primeiro Webinar Nacional – Onde estamos?” da Década da Ciência Oceânica – Brasil foi um sucesso. Nele apresentámos um nivelamento sobre o estado atual do Planejamento Global, os resultados do Workshop Regional do Atlântico Sul e o panorama do mapeamento de indivíduos, instituições e informações obtidos na etapa pré-evento.

Entre agosto e dezembro de 2020, teremos uma etapa para cada região brasileira. Para estarmos alinhados com as terminologias da Década do Oceano, vamos chamar esta etapa de oficinas subnacionais para diferenciar do termo regional que a COI UNESCO e o material da Década do Oceano usam para as regiões do Oceano. Por exemplo, o Workshop Regional do Atlântico Sul envolveu os países desta região do Oceano Atlântico.

As oficinas subnacionais brasileiras, organizadas para cada uma das 5 regiões do país, são online e estruturadas de forma similar ao Workshop Regional do Atlântico Sul, com 7 grupos de trabalho correspondentes aos resultados esperados para a Década do Oceano (um oceano limpo; um oceano saudável e resiliente; um oceano previsível; um oceano seguro; um oceano produtivo e explorado sustentavelmente; um oceano transparente; um oceano conhecido e valorizado por todos). Cada oficina subnacional terá uma máximo estabelecido  de participantes, igualmente divididos em grupos de trabalho. Em cada grupo, manteremos a diversidade de setores da sociedade, gênero, experiências profissionais, da mesma forma que todos os demais eventos globais da Década do Oceano. A diversidade na composição dos participantes e o número máximo de participantes são características fundamentais para manter um processo que seja ao mesmo tempo plural e viável.

O último evento deste ciclo “Segundo Webinar Nacional – O que temos e para onde vamos?” será transmitido online para todos os interessados (02 de dezembro, 9:30-11:30h). Neste evento traremos as atualizações do andamento do planejamento global e, principalmente, os resultados obtidos nas oficinas subnacionais. A partir da integração destes resultados e das discussões de todos os eventos, traremos também a nova proposta de passos seguintes que permitam a finalização do Plano Nacional para a Década do Oceano.

Saiba mais ou contacte os responsáveis através de http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/ 

Share: